domingo, 14 de outubro de 2007

PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA



Revista Brasileira de ensino de física
A Revista Brasileira de Ensino de Física é uma publicação da Sociedade Brasileira de Física, voltada a melhoria do ensino de física, em todos os níveis de escolarização, através de publicações de artigos sobre matérias e métodos instrucionais, desenvolvimento do currículo. O artigo retirado dessa revista foi: A tecnologia como referência dos saberes escolar: perspectivas teóricas e concepções dos professores.
Cujos autores são: Elio Carlos Ricardo; José Francisco Custódio e Mikael Frank Rezende Junior ,todos graduados no Curso de Física pela Universidade Católica de Brasília.Com formação em mestrado e doutorado na área de educação .Ambos os autores já publicaram outros artigos sobre esse tema.
A tecnologia como referência dos saberes escolar: perspectivas teóricas e concepções dos professores. Revista Brasileira de ensino de física, vol.29 n°1 São Paulo.
Este trabalho os autores irá trata do ensino da tecnologia no nível escolar médio e apresenta a percepção dos professores, da área das ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, sobre o tema. O texto trás as recentes propostas de reforma da educação básica do sistema educacional brasileiro, comprometidas com a universalização
do acesso ao ensino, traz um conjunto de orientações que pretendem, entre outras coisas, entrar em sintonia com o mundo contemporâneo. Para isso, sugerem a revisão não apenas dos conteúdos escolares, mas também das práticas docentes.
Busca-se neste trabalho, reivindicar para a tecnologia um espaço como referência dos saberes escolares, a fim de fomentar reflexões sobre a possibilidade de tornar os saberes escolares um instrumento de análise crítica e compreensão do mundo contemporâneo.
A presença da tecnologia no currículo escolar ganha um novo sentido: o de contribuir para o desenvolvimento da autonomia crítica do aluno.
A seguir, apresenta-se um panorama filosófico, no qual se discute a ontologia do objeto tecnológico, e os processos tecnológicos e as aproximações e distinções com a ciência. Finalmente, discutem-se as concepções dos professores das disciplinas científicas do nível médio acerca da tecnologia como objeto de ensino na escola.

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